- Curso de Administração
- Sem comentários
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
De acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU – Organização das Nações Unidas/ 2006, “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Trata-se de indivíduos com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade;
Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.
Sabemos que, infelizmente, a exclusão social e baixa visibilidade governamental desses indivíduos ainda é muito frequente e gera obstáculos na vida dessas pessoas, que sofrem diariamente física ou psicologicamente.
A luta pela inclusão das pessoas com deficiência é de interesse de todos.
É de direito desses indivíduos o acesso à todas as condições que o levem a conviver plenamente na sociedade, portanto a acessibilidade deve ser garantida em qualquer ambiente que essa pessoa precise usufruir (escolas, trabalho, hospitais, comércios etc.).
Os (as) profissionais Psicólogos (as) capacitados (as) técnica e eticamente podem contribuir com a inclusão social dessa população através de trabalhos em políticas públicas que atendam as necessidades dessas pessoas, e também trabalhando na produção de discussões sobre diferenças e singularidades da diversidade humana, promovendo atividades capacitativas e de orientação aos indivíduos com deficiência voltadas à sua aprimoração pessoal.
Trata-se de garantia de direitos e promoção de qualidade de vida!
Fonte: www.crpsp.org.br / www.saude.curitiba.pr.gov.br
#PraCegoVer: Em primeiro plano, na parte superior da imagem do lado esquerdo, uma caixa verde com a data de 21 de setembro. Na parte central há um balão verde com os dizeres: “Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência”, no centro do balão há os sinais em libras retratando a palavra Luta. Abaixo do balão, uma faixa rosa possui os dizeres: “Ser diferente não é problema, o problema é ser tratado diferente!”. Na parte inferior da imagem, do lado esquerdo, uma caixa branca com letras rosas trazem a hashtag: #PraCegoVer. Mais abaixo da esquerda pra direita encontram-se a logomarca na cor azul da FAP (Faculdade de Apucarana), e os dizeres: Ana Paula Cantagalli de Aguiar, Psicóloga, CRP08/14338, e o nome dos alunos Maria Eduarda do Prado, Michael Jordelino, Rodrigo Cianfa Fernandes e Rosilene Gomes. Círculos, triângulos e riscos coloridos estão espalhados por toda a imagem. No segundo plano, ao fundo, há uma imagem quase transparente na cor verde claro de uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas.