- Direito
- Sem comentários
NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FAP EM ANO DE PANDEMIA
Em 2020 o Núcleo de Prática Jurídica da FAP passou por uma radical mudança em seu funcionamento em virtude da suspensão das aulas de estágio que sempre foram realizadas de forma presencial como parte integrante da grade curricular do curso de Direito.
O NPJ da FAP atende famílias de baixa renda que não podem custear a defesa de seus direitos por intermédio de advogados particulares. O foco desse atendimento é no Direito de Família, onde são tratadas questões ligadas a divórcio, pensão alimentícia e guarda de menores. Parte desses atendimentos envolvem mulheres em situação de violência doméstica.
A mudança nos protocolos internos foi necessária para que os processos judiciais que estavam em andamento pudessem ter continuidade mesmo sem os alunos em sala. Os alunos do 8º e 10º semestres compreenderam a importância do atendimento realizado através do estágio e passaram a atuar remotamente sob a supervisão dos professores do NPJ.
Com o engajamento dos alunos, professores e secretaria do NPJ as pessoas puderam continuar sendo assistidas, o ensino humanizado se manteve e a FAP permaneceu exercendo sua participação na comunidade.
Para 2021, o comprometimento, a seriedade e qualidade dos atendimentos serão os mesmos. Inclusive, o retorno das audiências judiciais dos processos em andamento já tem data marcada e os professores e alunos estarão prontos para buscar que a justiça seja alcançada em cada um dos casos.