- Nutrição
- Sem comentários
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Desenvolver novos alimentos é uma das áreas que mais cresce na indústria brasileira, com a possibilidade de criar itens inéditos e de realizar melhorias ou inovação de produtos já consolidados. Para isso, as fábricas investem no setor de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, que é um fator estratégico para que os produtos se destaquem no mercado.
O Nutricionista que trabalha na área de desenvolvimento de novos produtos precisa ter conhecimento amplo da nutrição, inicialmente buscando informações sobre as novas tendências e necessidades do mercado consumidor, para que o alimento venha de encontro com o gosto e promova a saúde das pessoas.
A partir daí parte-se para o desenvolvimento das técnicas de preparo de alimentos, higiene, manipulação e segurança alimentar, administração e planejamento de custos e gastos, além de desenvolver o rótulo e a embalagem. E não menos importante, o profissional precisa saber administrar pessoas para a realização de análise sensorial, com a degustação dos alimentos que são desenvolvidos. Assim, se obtém informações da aceitação ou não desses produtos no mercado.
Nestas imagens aparecem produtos desenvolvidos nas aulas práticas de Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos do Curso de Nutrição, onde estudamos a utilização de Sub-produtos e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) na elaboração de pratos saudáveis e diversificados.