- Sem categoria
- Sem comentários
Educação e Inclusão
Meu nome é Maria Clara Chiarelli, sou aluna do 5º semestre de pedagogia da FAP e o presente texto procura relatar o desenvolvimento da pesquisa, que foi orientada pela Professora Mestra Gabriela Sacchelli, denominada “Formação de Professores para Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais”. A pesquisa é norteada acerca de questões sociais como: Inclusão, Equidade, Desigualdade, importância do tema “inclusão” estar presente nas Instituições de Ensino Superior, e a formação continuada do professorado, para trabalho qualificado, com esse perfil de alunos, desta forma, espera-se que possamos contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Durante a coleta de informações para esta pesquisa concluímos que a inclusão encontra em seu caminho diversos obstáculos, como a ausência de preparação do professorado para atuar como este público específico nas instituições escolares. Durante a pesquisa nos chamou a atenção o fato de a necessidade eminente da inserção de matérias direcionadas a inclusão nos currículos das Instituições Superiores, como também percebemos que algumas questões estão bem definidas para o publico alvo pesquisado, como o significado de inclusão, igualdade, desigualdade e equidade.
A inclusão por sua vez, possui uma gama de significados, mas de maneira simplificada e objetiva significa a inserção de indivíduos que sofrem ou vivenciam algum tipo de exclusão social, seja elas por questões étnicas, raciais, econômicas, dentre outras. É importante ressaltar que os conceitos explicitados acima estão intimamente ligados, pois a Igualdade é indissociável da inclusão.
Considero então, que há equidade, igualdade e inclusão, quando garantimos educação de qualidade, a todos, independente de sua deficiência e ou singularidades. Precisamos enxergar as diferenças como algo positivo, pois só assim estaremos construindo uma sociedade mais equitativa e igualitária. Afinal, Ser diferente é normal!