Psicologia

Psicologia

A partir de R$ 1.099,00
veja outras opções

Apresentação

Aprovado pelo Mec, com conceito máximo 5, Portaria nº 1851, de 10 de novembro de 2010. O Curso de Psicologia tem carga horária de 4002 horas, distribuídas em 5 anos.

O curso de Psicologia da FAP compreende as seguintes ênfases curriculares:

• Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica;

• Psicologia e Processos Educativos.

O Psicólogo com a formação em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica consiste na concentração de competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas para a capacitação de indivíduos, grupos, instituições, organizações e comunidades a protegerem e promoverem a saúde psicológica e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas. Nesta perspectiva, desenvolverá as seguintes competências: identificar e analisar necessidades de natureza psicológica individual e social; diagnosticar e elaborar intervenções sob a luz de referenciais teóricos consistentes; elaborar e realizar intervenções nas modalidades individuais ou grupais nas mais variadas realidades sócio-culturais de seus membros.

O Curso de Psicologia prepara o profissional com competência em Psicologia e Processos Educativos, com ações para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas, visando o desenvolvimento de um ser humano mais crítico capaz de atuar de forma competente no contexto em espaços escolares e não escolares. Neste sentido, desenvolverá as seguintes competências: diagnosticar e analisar as demandas educativas de diferentes instituições; propor e implementar intervenções direcionadas às problemáticas levantadas nos contextos.

Área de atuação

O psicólogo formado pela FAP poderá atuar nas seguintes áreas:

• Psicologia clínica;
• Psicologia organizacional e do trabalho;
• Psicologia escolar/educacional;
• Psicologia hospitalar;
• Psicologia social;
• Psicologia do esporte;
• Docência em Psicologia no Ensino Superior.

 

Contato

Coordenadora:
Profª Especialista Juliani Naiara de Almeida
E-mail: juliani.naiara@fap.com.br

Corpo docente

Coordenadora do Curso:
Profª Especialista Juliani Naiara de Almeida

E-mail: juliani.naiara@fap.com.br

Profª Especialista Amanda Maria de Almeida Ramalho
E-mail: amanda.ramalho@fap.com.br

Profª. Dra. Camilla Samira de Simoni Bolonhezi
E-mail: camilla.samira@fap.com.br

Prof. Especialista Carlos Henrique Przybysz
E-mail: carlos.henrique@fap.com.br

Prof. Doutora Cássia Calixto de Campos
E-mail: cassia.calixto@fap.com.br

Profª Especialista Débora Sanitá Malaguido Pinto
E-mail: debora.malaguido@fap.com.br

Prof. Mestre Eduardo de Souza Hashimoto
E-mail: eduardo.hashimoto@fap.com.br

Profª Mestre Giovana Maria Mourinho Ferreira
E-mail: giovanammourinho@gmail.com

Prof. Espc Hellen Priscila Zamperlini Pereira
E-mail:  hellen.priscila@fap.com.br

Prof. Dr. José Junio da Silva
E-mail: junio.silva@fap.com.br

Profª: Especialista Maria Caroline Borges de Araujo
E-mail: maria.caroline@fap.com.br

Prof. Mestre Miderson Andrei de Souza Santana
E-mail: miderson.andrei@fap.com.br

Profª. Doutora Sara Mataroli de Godoy
E-mail: sara.godoy@fap.com.br

Profª. Especialista Taila Tatiane Garcia
E-mail: taila.tatiane@fap.com.br

Profª. Especialista Thaila Caroline Matias
E-mail: thaila.caroline@fap.com.br

Linhas de pesquisas

O Curso de Psicologia pretende atuar com as seguintes linhas de pesquisa nos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão:

1.      Tratamento e Prevenção Psicológica: os trabalhos pertencentes a esta linha poderão priorizar o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de metodologias de intervenção em diversos contextos e com várias populações de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir seu sofrimento psicológico;

2.      Psicologia do Ensino e da Aprendizagem: os trabalhos pertencentes a esta linha de pesquisa poderão priorizar o desenvolvimento, a implementação e avaliação de metodologias de ensino e treinamento em diversos contextos.

Objetivos do curso

A formação do psicólogo fundamentar-se-á em princípios políticos, filosóficos, científicos e éticos, numa perspectiva histórica e crítica, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Objetivo Geral:

Consolidar a formação do psicólogo voltado para uma atuação profissional que privilegie a promoção da saúde psicológica nos mais diversos segmentos da sociedade, assim como a atuação em contexto educacional, articulando as diferentes concepções teóricas e metodológicas que fazem parte da Psicologia.

Objetivos Específicos:

• Formar profissionais que tenham em vista a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, por meio da capacidade de avaliação, sistematização e tomada de decisões baseadas em evidências científicas;

Formar profissionais cuja orientação possa enfocar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos, sociológicos e culturais;

Formar profissionais que reconheçam a multideterminação do fenômeno psicológico, e sua interlocução com os diferentes campos do conhecimento;

Formar profissionais que atuem em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

Formar profissionais que estejam habilitados a trabalhar em equipes inter e multiprofissionais;

Formar profissionais que respeitem a ética nas relações com clientes/pacientes, com o público em geral, com colegas de trabalho, e na divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área de psicologia;

Formar profissionais para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo;

Formar profissionais que estejam habilitados a conduzir avaliações e intervenções educacionais em indivíduos em situação de risco.

 

Colegiado

Profª. Especialista Juliani Naiara de Almeida Pinto
Profª. Mestre Giovana Maria Mourinho Ferreira
Prof. Mestre Eduardo de Souza Hashimoto
Profª. Doutora. Mestre Camilla Samira de Simone Bolonhezi
Prof. Doutor José Junio
Representante Discente: Lara Vitória Martins

Núcleo Docente Estruturante

Profª. Especialista Juliani Naiara de Almeida Pinto
Profª. Mestre Giovana Maria Mourinho Ferreira
Prof. Mestre Eduardo de Souza Hashimoto
Profª. Doutora. Mestre Camilla Samira de Simone Bolonhezi
Prof. Doutor José Junio

Representantes de Turma

2º semestre: Marcella Alves Monteiro
4º semestre: Thiago Bueno
6º semestre: Karla Hidalgo Morotti
8º semestre: Lara Vitória Martins
10º semestre: Luy Henrique Bormaita dos Santos

Perfil do egresso

O profissional de Psicologia deve estar habilitado a atuar em diversos campos e nas diversas dimensões sociais, tais como: contextos escolares e organizacionais; contextos sociais/comunitários; contextos clínico/hospitalares, desenvolvendo ações que visem à promoção da saúde psicológica, tanto em caráter preventivo como terapêutico.

Segundo as “Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia (2004)”, o profissional formado em psicologia deverá exercer suas competências de modo ético, com respeito às relações com clientes, usuários de seus serviços e em relações de trabalho com seus colegas.

O profissional formado em Psicologia pela FAP estará comprometido, fundamentalmente, com ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual como coletivo, mediante uma atuação profissional crítica e de investigação científica e, também, com ações direcionadas ao âmbito educacional, a fim de investigar, delinear e implementar formas de intervenção nas áreas da Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica, como também em Psicologia e Processos Educativos.