- Sem categoria
- Sem comentários
Durante lançamento do Open Business Fap, nessa terça-feira, dia 29 de março, empresários e profissionais com expertise na área de empreendedorismo participaram de talk-show.
O Sebrae/PR, em parceria com a Faculdade de Apucarana (FAP), lançou na última terça-feira, dia 29 de março, o projeto Open Business Fap. A iniciativa é voltada para modelos de negócios que seguem o conceito de startups, que são empresas inovadoras, de base tecnologia e de vários setores, capazes de entregar o mesmo produto ou serviço em escalas ilimitadas.
De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o Open Business Fap vai promover uma Trilha de Aceleração para capacitar novas startups. Até agora, o projeto já conta com dez equipes inscritas. “A expectativa é muito boa. Nosso objetivo é auxiliar no desenvolvimento de protótipos, com potencial de mercado”, diz.
Além de Fabrício Bianchi, participaram do talk-show o presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés de Apucarana, Jayme Leonel, o coordenador da área de tecnologia do Senai, professor universitário e colaborador da Microsoft, Fernando da Cruz, o CEO da startup AdFácil, e o professor da FAP, Tiago Cunha.
Na ocasião, Bianchi apresentou um dos focos de atuação do Sebrae/PR, que é a Linha estratégica Startup Norte do Paraná, cujos objetivos são facilitar a transformação de ideias inovadoras e estimular e apoiar a criação de ecossistemas na área de startups. “A estratégia do Sebrae/PR é estimular a criação de uma rede de conhecimento, formada por aceleradores, faculdades e incubadoras, que propiciam o desenvolvimento de um ecossistema favorável à criação de negócios de alto impacto”, explicou o consultor do Sebrae/PR.
Fernando da Cruz acrescenta que, dentro desse ecossistema, ele atua como formador de mão de obra qualificada e relatou que já percebe nas faculdades a vocação dos estudantes para o desenvolvimento de projetos inovadores. “É preciso tirar as ideias do papel, para não perder oportunidades de negócios. Se você demorar, outra pessoa pode desenvolver sua ideia”, orientou.
Roberto Rocha, empreendedor e fundador da AdFácil, que cria e direciona anúncios online, falou sobre os “atalhos” para a abertura de uma startup. “O negócio começou a caminhar quando pedimos ajuda e feedback. A ideia inicial não foi incorporada. Os mentores que conhecemos em eventos, como esta Trilha de Aceleração, mudaram a proposta para tornar o negócio escalável. Quando um empreendedor se propõe a dar a cara a tapa e levar puxões de orelha, o negócio sai do lugar”, disse Rocha.
Outra dica do empresário é exportar ideias de outros países. “É preciso olhar o que está sendo feito lá fora e trazer para a realidade brasileira”, frisou Roberto Rocha.
Por fim, Jayme Leonel destacou a importância da inovação para quem quer ser bem sucedido no mundo dos negócios. “No ramo de bonés, por exemplo, as indústrias precisam inovar diariamente. É necessário produzir 400 peças diferentes por mês. Os colaboradores viajam para conhecer as tendências. Todo mês lançamos uma coleção”, relatou.
A coordenadora do curso de Administração professora mestra Ana Paula Guimarães destaca a importância da nova parceria da faculdade com o SEBRAE, pois o fato é que nas faculdades existe um rico conjunto de fatores que influencia a criação de startups. Este projeto irá gerar valor entre os cursos existentes na faculdade e a partir de agora a FAP estará recebendo projetos de alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade, consistindo em uma oportunidade de empreendedores colocarem projetos inovadores no mercado, que representem o avanço tecnológico e importância econômica para Apucarana e região.
Programação
A programação do Open Business Fap será intensa e vai trazer conhecimentos para os participantes sobre diversos temas, como: Criatividade e modelagem de negócios e startups; MVP – Minimun Viable Product e prototipagem para startups; Planejamento comercial e mercado; Inovação descomplicada para startups; Modelo de Excelência em Gestão (MEG); Workshop preparatório para apresentação em Pitch; Performance e maturidade empreendedora; e Gestão societária, contratos e propriedade intelectual.
Outro destaque da Trilha de Aceleração serão os Meet ups, que são encontros onde as ideias são apresentadas para o público em geral, mentores e aceleradoras. “Os Meet ups estimulam a geração de uma rede de contatos com a comunidade externa, e é umas das principais ações que será realizada durante o Open Business Fap”, afirmou Fabrício Bianchi.